A escola, o blog e a selva…

21 de outubro de 2016 / 2 Comentários

Muitos sabem que sou professora e filha de professora. Foi um caminho natural fazer magistério e depois cursar a universidade de História… Estudei, passei em dois concursos públicos; exerço o meu ofício há 10 anos. Minha vontade aqui é falar sobre a doçura  e o amargor da minha profissão e acredite estou me segurando (entretanto, deixarei para outra ocasião). Agora, vamos a pergunta que não quer calar: aonde entra a moda nesse contexto? Sempre gostei de me trajar bem, combinar as peças, me maquiar. É algo natural em meu dia a dia, mesmo quando estou com um look simples há alguma informação de moda, seja na estampa da camiseta ou na bolsa. Meus alunos percebem isso, comentam, elogiam, perguntam… Eu aproveito o gancho e ressalto a importância dos estudos e do trabalho, pois só conseguimos isso trabalhando.

garotadaselva3acao

Logo, eu não desassocio a moda da realidade da minha profissão e a vejo como uma ferramenta que melhora a autoestima das alunas. Pensando nisso, o local ideal para eu fazer o Lançamento do Blog Garota da Selva (cara nova) foi a escola pública. Não queria o lançamento numa loja, isso é tão comum! Queria algo desafiador, estimulante e real. Foi aí que pessoas queridas a minha volta sugeriram algo relacionado a moda engajada na escola Estadual Maria de Nazaré Vasconcelos no bairro Pedrinhas (Macapá – AP).

Meu primeiro contato com a referida escola foi em julho desse ano, fui convidada pela diretora Maria Rita Duarte para ministrar uma oficina de maquiagem básica para dez jovens, que pertenciam ao projeto escolar intitulado Esquadrão Jovem do Bem o qual realizou uma colônia de férias para 14 alunos em situação de risco social (para saber mais sobre a oficina vide histórico nas redes sociais – página do Facebook do Blog Garota da Selva). Eu amei a experiência e percebi que as alunas também! Foi notório a empolgação, a autoestima renovada delas, a vontade de querer melhorar de vida…  O sucesso da oficina e o carinho das meninas me renovou, percebi que quero propagar essas iniciativas.

acaosocial-garotadaselva

A fonoaudióloga e empresária da loja on line La Store Andréa Fabíola ajudou a maquiar as meninas e doou alguns acessórios para o editorial de moda.

O (re)lançamento do Garota da Selva aconteceu numa tarde de sábado (dia 8 de outubro), decidi fazer  5 etapas (simplificadas) de um editorial de moda (pesquisa de tendências, compra das peças, maquiagem, composição e as fotos). Sem a pretensão de ser profissional, queria envolver as meninas em cada processo. Elas se maquiaram (pois na oficina de julho elas aprenderam noções básicas), selecionaram os acessórios e eu as ajudei a se soltar nas fotos (fazer carão, gargalhar). Foi um momento descontraído, alegre, envolvente e de aprendizado (tanto meu como para elas).

garotadaselva4acao

garotadaselva5acao

Meu amigo e parceiro do blog, Sanosuke Helder junto com Mateus Lima transformaram uma sala de aula em um estúdio fotográfico para as meninas se sentiram as modelos, as estrelas do editorial de acessórios. Essa “brincadeira” entrou pela noite, pois ao final da sessão de fotos, fiz questão de mostrar o resultado para elas analisarem, se verem! E foi ótimo: demos risadas, aplaudimos umas às outras em cada foto. O brilho no olhar dessas jovens é algo que não tem preço! A frase proferida: “professora, eu tô linda!” nunca será esquecida por mim.

garotadaselva7acao

Fotos: Sanosuke Helder

Eu agradeço o acolhimento de cada aluna, a participação dos professores da escola Maria de Nazaré Vasconcelos, agradeço o amor das pessoas ao meu redor que colaboraram para essa ação acontecer, que vestiram (literalmente) a camisa do Garota da Selva e colocaram a mão na massa, fizeram acontecer. E assim dominamos o mundo!

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o lançamento do Blog Garota da Selva? Em breve, postarei o resultado do editorial de acessórios estrelado por essas jovens tão cheias de vida.

Agradecimento especial aos parceiros:

Amapá Telhas

La Store  (loja on line)

Fontes Comunicação e Coaching

Fotógrafo Helder Sanosuke

Maíse
Oliveira
#somostodosdaselva
você pode gostar...
2 Comentários
  • Fernanda 21 de outubro de 2016 às 1:25

    Um projeto muito bonito e inspirador. Parabéns!

  • Alynne 21 de outubro de 2016 às 11:53

    Parabéns pela iniciativa! E muito obrigada por oportunizar experiências como essa, única e gratificante! Foi muito bom passar essa tarde/noite com vocês numa atmosfera de aprendizado e sorrisos. Vc é iluminada e espalha essa luz à sua volta. Sucesso!! Beijoosss

  • Deixe seu comentário