Visita ao Museu da Moda (MUMO) em Belo Horizonte

15 de maio de 2017 / Comente

Gosto de estudar moda além da roupa, além da etiqueta! Gosto de saber a história por trás do tecido, da marca… Quem fez ou quem faz suas/nossas roupas? Foi com isso em mente que me propus em visitar o Museu da Moda em Minas Gerais, localizado no centro de BH. É um prédio histórico. Suntuoso, imponente e ao mesmo tempo acolhedor foi nesse ambiente que no final do mês de abril, fui assistir uma palestra sobre a indústria têxtil mineira, juntamente com a exposição sobre o tema.

O curador Antônio Fernando B. Santos trouxe o clima das grandes fazendas de algodão, as mãos habilidosas dos artesãos, os instrumentos de confecção e o universo das estampas. Essa exposição estará disponível até o fim de maio e com entrada franca. Desde sua inauguração ano passado, o Museu da Moda (MUMO) não atrai somente pessoas ligadas ao universo fashion, mas sim visitantes curiosos, jornalistas e turistas em geral.

Para quem gosta e aprecia moda, a visita aguça a curiosidade e mexe com o imaginário! A sensação é que você faz parte de uma grande fazenda produtora de algodão do século XVIII e XIX. Exerce o nosso lúdico, afinal essa é uma das funções de um museu.

“A exposição tem o objetivo de abordar as composições da história da indústria têxtil em Minas Gerais, traçando um olhar sobre a memória e a experiência de criadores contemporâneos, sua pluralidade, seus esforços de personalização e libertação”

Eu adorei a sala de tecidos estampados (chitas)! Vontade de ter um vestido com as estampas, tudo é tão lindo e artesanal.

Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO

Rua da Bahia, 1149 –  Centro

Cep: 30160-oo1

Em minha estadia em Belo Horizonte (MG), tive o prazer (e responsabilidade) de representar o Amapá no evento Fashion Revolution e falar sobre o trabalho escravo no mundo da moda. O evento foi no referido museu e contou com uma mesa redonda sobre o tema. Esse acontecimento me deu mais gana para estudar, ampliou minha visão sobre consumo consciente e ratificou meu posicionamento no mundo fashion, pois para mim, moda vai além da roupa que vestimos.

Fotos: Dominique Allan

Eu já estava com saudades de escrever para você.

Obrigada pelo acesso!

Maíse
Oliveira
#somostodosdaselva
você pode gostar...
0 Comentários
Deixe seu comentário